Ilhéus realizou o II Seminário de Mobilização Social pela Educação
Discutir o papel da família e da escola no processo de educação dos estudantes. Esse foi o objetivo principal do II Seminário de Mobilização Social pela Educação, realizado na manhã da última sexta-feira (10), no auditório do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. O evento foi promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia, em parceria com a Direc-6, Prefeitura de Ilhéus, Fundeb e Conselho Municipal de Educação, reunindo diretores de escolas públicas municipais e estaduais, professores, pais de alunos e estudantes e membros da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores.
Durante o encontro foram debatidos temas como a importância da família e da escola na educação dos alunos. O seminário foi aberto com a apresentação artística do cantor Sérgio Nogueira, seguindo com os alunos do Colégio Santa Ângela, que entoaram o Hino Nacional Brasileiro através de flautas. A secretária da Educação, Lidiney Campos, fez a saudação inicial do evento. Logo depois foi a vez da discussão do tema “Integração Família-Escola”, com a professora Marilene Araújo, tendo como debatedoras as professoras Célia Daud e Sandra Catharina Santos. Ainda na parte da manhã foi realizada a palestra com o tema “Saúde do Profissional de Educação”, proferida pela professora e presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, e que teve como debatedoras as professoras Edla Soares e Marlove.
Para a secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, seminários e encontros como esse servem para definir os papeis e fortalecer cada vez mais a união da família, do poder público e da escola no processo de educação. Ela fez questão de colocar o seminário como uma semente que está sendo colocada num solo fértil, que são as pessoas e órgãos com compromisso com a educação, para que possa brotar com força, com vigor, colaborando cada vez mais com um ensino de melhor qualidade.
A secretária de Educação também falou das ações que vem sendo desenvolvidas pelo poder público municipal visando garantir uma educação melhor, com mais participação e transparência, mas realçou o papel que a familia deve ter na educação dos alunos, fazendo a sua parte, colaborando, orientando os filhos e acompanhando o comportamento, as ações e o desenvolvimento do aluno na escola. “E esse seminário serve justamente para reafirmarmos essa responsabilidade de cada um”, complementou Lidiney Campos.